Operar no mercado financeiro é uma realidade para alguns e um sonho para outros.
A Bolsa de Valores, por exemplo, é hoje muito mais acessível do que se imagina: em abril de 2021 alcançou o número de 3,5 milhões de investidores pessoas físicas. Os motivos são muitos: margem de garantia, possibilidade de baixo investimento inicial, ótimo poder de reação e dinamismo são apenas alguns deles. Mas como investir em renda variável? Como atingir excelentes resultados com esse tipo de investimento?
Como investir em renda variável?
Quando o assunto é mercado financeiro, não basta decorar um passo a passo. Não há um guia definitivo de atitudes que você possa tomar nem uma fórmula secreta infalível que vai levar você a ter sucesso do dia para a noite. Para partir para a prática, é preciso entender muito bem a teoria. É como um carro: você só aprende a dirigir um se sabe como ele funciona e se compreende o papel de cada uma de suas peças.
O que é renda variável?
Renda variável são todos os investimentos cujo retorno é imprevisível. Em investimentos de renda fixa como o Tesouro Direto, por exemplo, você investe sabendo quanto ganhará e quando receberá esse dinheiro. Na variável, o valor e as remunerações oscilam com o mercado.
Isso quer dizer que, ao comprar uma ação de uma empresa, você sabe que pode lucrar com a valorização dela, mas não sabe exatamente quando isso vai acontecer.
Se você é iniciante neste universo, pode até estar se questionando: por que investir em algo tão volátil assim? A resposta principal é: aplicações mais arriscadas oferecem lucros maiores. O que vai fazer você escolher entre investir mais ou menos em renda fixa é o seu perfil de investidor e a sua tolerância a perdas.
Quais os tipos mais comuns de renda variável?
Conheça os principais tipos de renda variável:
- Ações;
- Fundos de Ações;
- ETF;
- Fundos Imobiliários;
- Commodities;
- Moedas;
- Opções;
- Fundos Multimercado.
Quais as vantagens de investir em renda variável?
Conheça os principais benefícios de ser um investidor de renda variável:
- Mais riscos, mais lucros – Como falamos anteriormente, os investimentos mais arriscados costumam ser os mais lucrativos.
- Rendimento facilitado – Para contextualizar: se você optou por fundos imobiliários, tem a garantia de rendimentos como aluguéis mensais.
- Variedade de investimentos – São diferentes opções de investimento para você testar as que melhor combinam com o seu perfil e seus objetivos.
- Prazos flexíveis – Ao montar uma carteira de investimentos balanceada, é possível contar com aplicações que rendam a curtíssimo, curto, médio e longo prazo. Investimentos de curtíssimo prazo são para aqueles que operam no day trade, isto é, operações que duram menos de 24 horas.
Renda variável: 3 dicas para começar a investir
1.Acompanhe as notícias da economia mundial
É impossível ter sucesso como trader sem saber o que acontece diariamente na economia mundial. Principalmente em renda variável, que é diretamente impactada pelas oscilações de mercado. Se atualize sempre.
2.Tenha uma plataforma de trade completa
Para investir em renda variável é preciso contar com uma boa plataforma para operar. Um home broker de excelência fornece gráficos em tempo real, não trava, é personalizável e mais: permite que você opere em qualquer lugar, de qualquer dispositivo. A plataforma da TraderEvolution é perfeita para quem quer transformar seus investimentos e obter ainda mais consistência como trader.
3.Tenha uma carteira diversificada
Sim, além de montar uma carteira com diversos investimentos de renda variável, não deixe de fora a renda fixa. É preciso operar com garantias e evitar ser pego de surpresa. A roda do mercado financeiro não para de girar, e você pode se pegar de cabeça para baixo se não estiver preparado.
Por que escolher a TraderEvolution para investir em renda variável?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.