O Ibovespa é quase que um guru para o universo financeiro e, se você almeja atingir consistência e ter alto desempenho em renda variável, é importante entender o que é este índice e conhecer a fundo sua importância.
O que é IBOVESPA
O Ibovespa, ou Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, foi criado em 1968 e desde o início se consolidou como referência para investidores de todo o mundo. Hoje, é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3) e é considerado o benchmark da renda variável.
Na carteira do Ibovespa então as ações que detém os ativos que movimentam os maiores volumes de negociação, como Ambev (ABEV3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). Esses ativos rendem cerca de 80% do total diário das operações e, por isso, são de grande importância para o mercado financeiro.
Apesar disso, os ativos que constituem o Ibovespa não são sempre os mesmos. A carteira é reavaliada de quatro em quatro meses, fazendo com que a sua composição varie com o passar do tempo.
Por ser um índice de retorno total, o Ibovespa leva em consideração as variações nos preços dos ativos e reflete os pagamentos dos proventos das empresas que emitem as ações da carteira.
O que o Ibovespa significa?
De forma simples, o Ibovespa é um termômetro do mercado acionário no Brasil. Isso quer dizer que, se o Ibov subiu, é bem provável que a maior parte das ações que o compõem estão valorizadas. Se o índice está em queda, significa que algumas das ações mais importantes do mercado brasileiro caíram.
Provavelmente você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar que o Ibov subiu ou caiu alguns pontos em um único dia. Essa pontuação foi criada pela Bolsa de Valores brasileira (B3) para avaliar o desempenho do índice e traduz as expectativas dos investidores além de refletir a disposição do mercado como um todo.
Aqui, cada ponto representa R$ 1. Se o Ibovespa está com 50 mil pontos, por exemplo, significa que está com uma carteira de R$ 50 mil. Se subiu ou caiu 20 mil pontos, quer dizer que ganhou ou perdeu R$ 20 mil. E são essas flutuações que sinalizam para os investidores quando e onde investir. Em 2020, o Ibovespa teve um crescimento acumulado de 2,92%. Já em 2019, o crescimento acumulado foi de 31,58%.
#DicaTrader: Para saber se você está tendo um bom desempenho no mercado, por exemplo, pode compará-lo ao Ibov. Se o seu desempenho estiver igual ou maior positivamente, significa que seus investimentos estão valorizando e que você está indo muito bem.
Como fazer parte do Ibovespa?
Para fazer da carteira do Ibovespa e estar ao lado de outras as ações e units de ações, é necessário preencher alguns critérios:
Estar entre os ativos elegíveis que, em 12 meses, representam 85% do índice de negociabilidade;
- Não ter cotações abaixo de R$ 1 (Penny Stock);
- Participar do volume financeiro a partir de 0,1% no mercado à vista;
- Ter presença de 95% em pregão no ano anterior.
Como investir no Ibovespa?
Você pode investir no Ibovespa através dos produtos que estão indexados ao índice:
- ETF – Renda Variável
- Futuro de Ibovespa
- Futuro Mini de Ibovespa
- Opção sobre Ibovespa
- Operação Estruturada de Rolagem de Minicontrato de Ibovespa
- Operação Estruturada de Rolagem de Ibovespa
- Opção Flexível de Ibovespa
- Opção Flexível de BOVA11
#DicaTrader: um dos melhores meios de investir nos índices da Bolsa de Valores brasileira (B3) é com ETFs ou fundos de índices.
Por que escolher a TraderEvolution para investir no Ibovespa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.