Não sabe qual a importância de ter uma carteira diversificada? E se você ficar sabendo agora que este pequeno detalhe de estratégia pode transformar completamente a sua forma de investir e de fazer dinheiro? Se você deseja saber mais, confira 5 motivos para diversificar sua carteira hoje mesmo.
Qual a importância de ter uma carteira diversificada?
Uma carteira diversificada é uma estratégia muito eficaz utilizada por grandes investidores. Com ela, o trader monta uma cesta ou portfólio de investimentos com diferentes tipos de ativos — fixos e variáveis — com o objetivo de obter rentabilidades e riscos variados. Ou seja, você distribui o seu capital em diferentes modalidades que permita que você supere períodos de crise sem grandes prejuízos.
Imagine que você aplicou todo o seu dinheiro em ações de uma única empresa. Algo totalmente inesperado acontece e a companhia quebra. Neste momento, todo o seu potencial investidor estava concentrado no mesmo lugar e a perda é inevitável. Quando você diversifica sua carteira, diminui (e muito!) os riscos de perder dinheiro.
Em outras palavras, uma carteira diversificada é uma carteira que está blindada contra as oscilações do mercado financeiro — estas oscilações, por sinal, são uma das poucas certezas que você pode ter quando não possui estratégias inteligentes em ação.
Outra vantagem interessante e que vale a pena salientar é a rentabilidade maior a médio e longo prazo. Isto é, investimentos consistentes e perenes.
Como diversificar?
Defina o seu perfil de investidor
Se você ainda não sabe qual é o seu perfil de investidor, dificilmente montará uma carteira diversificada com segurança.
Perfil conservador – Investidores de perfil conservador possuem baixa tolerância a riscos e perdas, por isso os ativos de renda fixa são os mais indicados para eles;
Perfil moderado – Quem possui perfil moderado também tem uma certa intolerância a riscos, mas também investem uma parte moderada do seu capital em ativos que oferecem rendimentos melhores no médio ou longo prazo;
Perfil agressivo ou arrojado – O investidor agressivo ou arrojado é praticamente o oposto daquele que possui perfil conservador. Ele possui mais experiência e bastante conhecimento no mercado financeiro e opera com tolerância maior a perdas e riscos. Para ele, a rentabilidade fala mais alto, por isso as operações mais arriscadas, como o investimento em ações, valem a pena.
Após fazer essa definição, ficará mais fácil qual classe de ativos deve predominar em sua carteira. Mas fique atento: predominar não é dominar completamente. A missão aqui é diversificar o seu portfólio de investimentos.
Escolha o prazo de aplicação
Uma carteira diversificada precisa ter ativos de curto, médio e longo prazo. Veja as principais diferenças entre eles.
Curto – Ativos com prazo menor que um ano. Costumam ser a escolha de investidores de perfil conservador que buscam alimentar uma reserva de emergência, já que são ativos de liquidez diária. Entre eles, estão o LCI, LCA e o CDB.
Médio – São ativos com prazos entre 2 e 5 anos, como Fundos Multimercados e CDBs de médio prazo, por exemplo.
Longo – Os ativos de longo prazo costumam ser a opção favorita dos investidores agressivos. Entre as opções, fundos imobiliários, debêntures e ações.
Defina quanto investir em cada modalidade de ativo
Agora que você já sabe o seu perfil de investidor e que precisa compor sua carteira de investimentos com ativos de curto, médio e longo prazo, fica mais fácil saber quanto de capital investir em cada modalidade. Se você é conservador, pode aplicar entre 80% e 90% do seu dinheiro em ativos de renda fixa, de curto e médio prazo. Se for agressivo, pode deixar a maior parte do capital aplicado em ativos de renda variável. O restante do dinheiro deve ser investido em ativos das demais modalidades, de modo que você tenha previsão de retorno a curto, médio e longo prazo.
Exemplo de carteira diversificada
Confira um exemplo de carteira diversificada para um investidor conservador.
- Tesouro Direto (curto prazo)
- CDB (curto prazo)
- LCI/LCA (curto prazo)
- Fundos multimercado (médio prazo)
- CRI e CRA (médio prazo)
- Ações (longo prazo)
Por que escolher a TraderEvolution para começar a operar na bolsa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Faça o seu teste grátis agora mesmo.