Técnicas de investimento para o mercado financeiro

Entenda as diferenças entre transações manuais e automatizadas.

Técnicas de investimento para o mercado financeiro

Renda fixa x Renda variável

O mercado financeiro é, de forma bem resumida, o comprar e vender de ativos financeiros, sejam eles mercadorias, câmbios, valores imobiliários, entre outros e por isso viemos te ajudar com algumas técnicas de investimento. Nesse universo de investimentos, existe a renda fixa e a renda variável. Entender sobre esses dois grupos é muito importante para definir quais alvos você deseja mirar e para descobrir como você gosta de operar.

  • Renda Fixa – A renda fixa é aquele investimento que você sabe qual será o lucro obtido na data de vencimento do título. E isso é possível porque investir em renda fixa é, basicamente, emprestar dinheiro a alguma instituição e receber com juros. Essas instituições que vendem seus títulos podem ser empresas, bancos ou até mesmo o Governo Federal. Mas não para por aí. Se você já gostou da renda fixa, saiba que ela possui três tipos diferentes de títulos:
    • Títulos prefixados – Os títulos prefixados têm rentabilidade garantida. Ou seja, não importa quantas oscilações o mercado financeiro sofrer, você vai receber o que investiu.
    • Títulos Pós-fixados – Aqui, você não sabe exatamente quanto vai receber, mas tem mais ou menos uma ideia de quando o investimento retornará às suas mãos. São títulos que sofrem oscilações.
    • Títulos Híbridos – Os títulos híbridos são uma mistura de fixos com variáveis. Estão relacionados aos indexadores, como a taxa Selic, o CDI e o TR.
  • Renda Variável – Diferente da renda fixa, aqui, não é possível prever o retorno do investimento feito. Ela oscila junto com o mercado e com a valorização ou desvalorização de uma empresa ou setor. Por outro lado, investir em renda variável costumam proporcionar grandes lucros. O necessário para se dar bem com essa opção é estar disposto a se arriscar e ter uma boa leitura de mercado.

Para decidir qual caminho seguir, você precisa descobrir o seu perfil de investidor. E não, você não precisa escolher apenas um. Você pode combinar técnicas e obter resultados fantásticos. 

Perfis de investidor – qual é o seu?

Para cada estilo de renda, existe um perfil de investidor. Ter um perfil não quer dizer que você será sempre igual, mas é muito importante respeitar o momento em que você está. Assim, evita operações precipitadas ou, em outros casos, pode se permitir explorar outros estilos de investimento quando for chegada a hora. 

  • Conservador – O investidor conservador já é quase autoexplicativo: ele não gosta de assumir muitos riscos. Evita aplicar seu dinheiro em fundos de investimento com muitas variações e costuma distribuir 80% do capital em renda fixa e até 20% em renda variável. Quem é iniciante, costuma se enquadrar nesse perfil. Alguns acabam mudando de posicionamento, outros preferem permanecer conservadores.
  • Moderado – Um pouco mais ousado que o conservador, o investidor moderado alterna entre investimentos arriscados e seguros. Costuma separar de 60 a 65% do capital para renda fixa e o restante para testar diversos fundos de renda variável.
  • Agressivo – O investidor agressivo está disposto a se arriscar para obter o retorno esperado. Deixa a liquidez de lado e vai atrás dos investimentos mais lucrativos, separando grande parte do seu capital para investir em renda variável. Quanto mais tiver perfil agressivo, mais é preciso desenvolver suas habilidades de análise técnica. 

E agora que você já sabe as técnicas de investimento, onde investir?

Renda fixa

  • Tesouro Direto

    O Tesouro Direto é um programa do Governo Federal onde você, pessoa física, pode negociar títulos públicos. E o melhor: tudo feito online. Resumidamente, é como se você emprestasse dinheiro ao governo, que te fornece um título de crédito com vencimento estabelecido. Com o vencimento desse título, o governo devolve o seu dinheiro com juros. É uma das formas mais seguras de investir, já que você está “emprestando dinheiro” para o próprio Governo Federal. 

  • CDB

    O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é bastante semelhante ao Tesouro Direto. Só que em vez de “emprestar dinheiro” ao governo, você empresta para o banco. Com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que é o mesmo que protege a sua poupança, o CDB também pode ser considerado um investimento bastante seguro. 

  • LCI/LCA

    Outro investimento de renda fixa, a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras. A diferença é que os recursos captados são injetados no agronegócio e no setor imobiliário. Aqui, o FGC também garante a segurança do seu investimento. 

  • Poupança

    A poupança é, provavelmente, o rendimento mais popular do Brasil. Devido à liquidez e a praticidade que oferece, acaba sendo a primeira opção de muitos brasileiros. Em 2019, o Banco Central informou que 75% da população faz uso da caderneta. Com ela, você tem uma conta bancária para guardar seu dinheiro, que é acrescido de juros mensalmente. 

  • Debêntures

    As debêntures são títulos com vencimento acima de dois anos, portanto, são investimentos de médio e longo prazo. Esses títulos são semelhantes ao CDB, porém, são emitidos por empresas privadas.

  • CRI e CRA

    Os Certificados de Recebíveis Imobiliários e Certificados de Recebíveis do Agronegócio são títulos isentos de imposto de renda, e que são indicados para quem está mais habituado com o mercado financeiro e está disposto a investir valores mais altos.

Renda variável

  • Ações

    As ações são, de forma simplificada, pedaços de uma empresa. Quando você compra ações, começa a participar tanto dos lucros quanto das baixas dessa empresa. Como o mercado financeiro pode ser bastante volátil, investir em ações é considerado um investimento de renda variável, perfeito para investidores com perfil agressivo. Dica: a Bolsa de Valores pode ser muito mais rentável do que investir em renda fixa, mas é preciso ter uma boa análise técnica e um software de investimento potente para auxiliar você nas operações. Além dessa opção, ainda existem outras opções de renda variável:

    • ETF;
    • Imóveis;
    • Câmbio;
    • Opções;
    • Fundos Imobiliários;
    • Clubes de Investimentos;
    • Fundos Multimercado;
    • Fundos Cambiais;
    • Opções
    • Mercado Futuro
    • Commodities
    • Derivativos

Por que escolher a Trader Evolution?

  • Flexibilidade – Desenvolvemos soluções sob medida para os seus objetivos, de acordo com o seu perfil.
  • Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a integração, implementação e pós produção do seu software. Nesta jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança aos seus passos. 
  • Atualizações de software – Estamos atualizando a ferramenta frequentemente com as mais recentes melhorias tecnológicas disponíveis no mercado.
  • Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a Trader Evolution diversos intervenientes no mercado dos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e agora também o mercado Latino Americano.
Gostou? Clique aqui e ganhe 30 dias totalmente grátis. 

Compartilhe:

Trader Evolution

Trader Evolution

Autor

Comentários:

error: Content is protected !!
Voltar ao topo
POSSO AJUDAR?

Central de Ajuda

Artigos Sugeridos:

Se você não lembra a senha ou deseja alterá-la, siga o mesmo procedimento.

Na tela de acesso do app, observe o link de “Esqueci”, clique nesse link para prosseguir com a alteração da sua senha de acesso.

Nessa tela você preencherá com seu usuário e seu e-mail e clique em “recuperar”.

Na próxima tela você deve preencher com:

  1. Chave de verificação
  2. Nova senha
  3. Confirme a senha

Você receberá sua “Chave de Verificação” no seu e-mail, use a chave para fazer a alteração da sua senha.
Caso não lembre do nome do seu usuário, envie uma solicitação de recuperação de usuário e senha através do e-mail atendimento@traderevolution.com.br

Assista o tutorial.

Ver mais artigos

 

Antes de tudo é importante dizer que o app do TraderEvolution Mobile pode exigir o uso de assinatura eletrônica de acordo com sua corretora, em alguns casos esse procedimento não será aplicado.

Ao acessar o App do TraderEvolution Mobile vá na tela inicial na parte inferior da tela do lado direito e clique em:

1. Menu “Mais”
2. Clique em “Assinatura eletrônica”
3. Insira sua assinatura

Para alterar sua Assinatura eletrônica vá na tela inicial do aplicativo e clique no ícone (Usuário) do lado direito na parte superior e depois clique para alterar a senha:

  1. Insira a assinatura atual
  2. Digite sua nova assinatura eletrônica
  3. Confirme a assinatura e clique em alterar

Assista o tutorial.

Ver mais artigos

Olá,
Se você esqueceu a senha da sua plataforma TraderEvolution, ou até mesmo deseja alterar sua senha, vou te mostrar nesse tutorial como fazer isso:

Para recuperar/redefinir/alterar sua senha é bem simples:

1. No painel de login vá em “Recuperar”
2. Preencha com seus dados de Login e E-mail
3. Clique em “Recuperar”
4. Você irá receber um e-mail com a “Chave de Verificação”, copie essa chave e volte para o painel de login
5. Cole a sua “Chave de Verificação” e digite a nova senha e depois confirme
6. Clique em “Modificar”

Pronto, sua nova senha estará habilitada para você logar na plataforma.

Assista ao tutorial.

Ver mais artigos

Olá,
Se você esqueceu a senha da sua plataforma TraderEvolution, ou até mesmo deseja alterar sua senha, vou te mostrar nesse tutorial como fazer isso:

Para recuperar/redefinir/alterar sua senha é bem simples:

1. No painel de login vá em “Recuperar”
2. Preencha com seus dados de Login e E-mail
3. Clique em “Recuperar”
4. Você irá receber um e-mail com a “Chave de Verificação”, copie essa chave e volte para o painel de login
5. Cole a sua “Chave de Verificação” e digite a nova senha e depois confirme
6. Clique em “Modificar”

Pronto, sua nova senha estará habilitada para você logar na plataforma.

Assista ao tutorial.

Ver mais artigos

Olá,
Se você esqueceu a senha da sua plataforma TraderEvolution, ou até mesmo deseja alterar sua senha, vou te mostrar nesse tutorial como fazer isso:

Para recuperar/redefinir/alterar sua senha é bem simples:

1. No painel de login vá em “Recuperar”
2. Preencha com seus dados de Login e E-mail
3. Clique em “Recuperar”
4. Você irá receber um e-mail com a “Chave de Verificação”, copie essa chave e volte para o painel de login
5. Cole a sua “Chave de Verificação” e digite a nova senha e depois confirme
6. Clique em “Modificar”

Pronto, sua nova senha estará habilitada para você logar na plataforma.

Assista ao tutorial.

Ver mais artigos

Nos ajude a evoluir ainda mais!
Envie suas sugestões