Atua no mercado financeiro ou tem interesse por esse universo, ouve falar constantemente sobre bullish e bearish, mas não sabe exatamente o que são essas expressões? A gente te explica tudo com detalhes.
Bullish e Bearish: o que são?
Bullish e bearish são adjetivos oriundos das expressões “bull market” e “bear market” — termos em inglês designados para representar o mercado em alta e em baixa respectivamente. No bull market, ou mercado do touro, os preços das ações estão subindo. Em contrapartida, no bear market (mercado do urso), as ações estão em queda. Portanto, quando você ouvir falar em bullish, o cenário é bastante otimista. Já para cenários pessimistas, é dado lugar ao bearish.
Por que Bullish e Bearish?
Certo. Agora você já entendeu o que cada termo significa. Mas por que esses dois cenários são representados pelo touro e pelo urso? Há diversas teorias que explicam a origem das definições cunhadas, mas a versão mais conhecida é a do especialista em história dos negócios Richard S. Tedlow, que atua como professor de Administração de Empresas em Harvard.
Segundo Richard, as expressões vêm da forma que o touro e o urso atacam suas presas. O touro usa os chifres para arremessar a vítima para o alto, por isso representa os ativos em alta. O urso, por sua vez, sufoca suas presas contra o solo, perfeito para representar os preços em queda.
Bull market em detalhes
De maneira direta, o bull market significa que o mercado financeiro está otimista de que os preços dos ativos vão subir e que os investimentos vão render mais. Além disso, há uma expectativa de que esse cenário permaneça dessa forma por um tempo, em estado de ascensão.
No bull market, a economia está firme e positiva, o cenário político é harmonioso, as empresas estão investindo e expandido seus negócios e o poder de compra das pessoas está maior.
Embora exista essa expectativa, não há como prever quanto tempo o bull market irá durar, já que as variações micro e macroeconômicas influenciam diretamente no mercado de renda variável. Entretanto, os últimos bull markets das bolsas de valores ao redor do mundo duraram 720 dias úteis.
Onde investir no bull market?
Durante períodos otimistas, existem alguns investimentos excelentes para apostar.
- ETFs;
- Ações;
- Commodities.
E o bear market?
O bear market acontece quando há uma queda média de 20% no valor de um índice em relação aos seus preços mais recentes. As quedas, assim como o mercado em alta, podem durar dias, meses e até mesmo anos. Em situações em que o bear market dura apenas alguns meses, chamamos de queda cíclica. Se ultrapassa esse período, já é uma queda de longo prazo.
Durante o bear market, o desemprego aumenta, a inflação dispara, o PIB cai e muitos investidores querem vender suas ações, se deslocando da renda variável para apostar em renda fixa.
Por que escolher a TraderEvolution para começar a operar na bolsa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.