A última vez que você deve ter ouvido falar em crise, circuit breakers, Bolsa em queda e termos similares, provavelmente foi em 2008. E com razão, já que desde o fatídico ano não se experienciou uma crise como a que estamos vivendo agora.
Coronavírus: o terror da economia.
Não precisa ser investidor para saber disso. Está em todos os jornais, nas rodas de conversa e na cabeça de todos: o coronavírus causou e tem causado enorme impacto na economia. O ciclo do dinheiro flui de forma excelente até que uma engrenagem para – e essa engrenagem somos nós, que estamos evitando gastar dinheiro.
O desemprego atingiu 1,2 milhão de pessoas só no primeiro trimestre de 2020. Com a incerteza do amanhã, é normal que as pessoas priorizem suas necessidades básicas – alimentação, saúde e o mínimo de conforto em casa.
Mas se você é ou quer ser investidor, fique tranquilo: é possível nadar contra a maré e ainda obter bons resultados. A premissa do investimento na Bolsa de Valores é basicamente a mesma: comprar na baixa, vender na alta. Mas o que acontece quando as ações começam a despencar?
Antes de o coronavírus dar as caras, o Ibovespa atingia seu pico histórico. Poucos dias depois, já havia caído 50%. O desespero bate na maioria dos operadores, que acabam vendendo na baixa por impulso e, depois, voltam a comprar na alta. Quem tem espírito investidor faz (e fez) exatamente o contrário.
Há quem invista durante a crise?
Em um único mês, durante março, a Bolsa de Valores sofreu nada menos que seis circuit breakers em oito pregões. Isso acontece quando o Ibovespa cai mais de 10%. É como um botão de emergência para evitar uma quebra total. Você deve estar pensando que, simultaneamente, investidores saíram de campo e novos investidores desistiram de iniciar sua jornada. Muito pelo contrário.
No mesmo mês de março, em que o Ibovespa sofreu uma queda de ordem de 30%, foram cadastrados 300 mil novos investidores. Cerca de duas vezes mais do que fora registrado em fevereiro. Em abril, mais 140 mil investidores embarcaram nessa aventura em mares revoltos – mas não inavegáveis.
Por que o aumento de investidores justo agora?
Imagine que você sempre quis comprar um computador específico, mas o preço alto impedia que você o conquistasse. De repente, seu valor baixa 40%. Seu impulso seria comprá-lo de imediato, certo? É mais ou menos isso que acontece quando a Bolsa está em crise e os CPFs cadastrados não param de surgir. Os novos investidores veem uma oportunidade mais barata de entrar no mercado financeiro, mas será que isso quer dizer sucesso nas operações?
Como investir durante a crise
O perigo de conduzir um barco em mares revoltos é, basicamente, não saber conduzi-lo. Muitas pessoas mergulham de cabeça neste universo durante a crise pois acreditam piamente que a crise é breve e passageira. Mas quem garante a rapidez da tempestade? Por quanto tempo você consegue comandar uma embarcação sem saber de fato o que está fazendo? Este é o maior obstáculo de quem está começando agora.
Para investir durante a crise, é preciso ter um bom olhar crítico, estratégias bem lapidadas e planos de contingência bem estruturados para saber como operar em cenários diferentes. Comprar ações é apenas um detalhe. Saber como operá-las muda tudo.
Saiba a hora de mudar de estratégia
Desde que a crise estourou, dois terços dos investidores mudaram sua maneira de investir e operar. Sim, segundo pesquisa realizada pela Leadr, em parceria com a agência de inteligência de dados Píon, 68% dos investidores ajustaram suas estratégias e modificaram a forma como atuam no mercado.
Quando você exercita a análise técnica, fica muito mais fácil de identificar essas alterações de movimento e seguir o fluxo. Quem é adepto ao Tape Reading sabe bem o que é isso.
Saber sobre Tape Reading ajuda nessa hora?
Sim. Afinal, é exatamente essa análise de fluxo que ajuda você a identificar a melhor hora de mudar sua forma de operar. O Tape Reading pode ser dividido em três tipos de análise de preços:
- Histórico de operações – Com o histórico de negociações você confere detalhadamente todas as negociações realizadas. Assim, você tem acesso a uma leitura de fluxo mais completa.
- Book de Ofertas – É no livro de ofertas que você, trader, encontra as intenções dos compradores e vendedores que estão operando no mercado. Observando as ordens que estão para ser negociadas, consegue desenhar sua própria estratégia com mais segurança.
- Volume de Profile – O volume de profile mostra todas as intenções de negócios ordenadamente. Assim, você pode conferir o volume de modo acumulado e identificar as regiões de concentração de compra e venda.
Analise os setores separadamente
Durante a crise, alguns setores sofrem mais do que outros. Por isso, tenha cuidado antes de investir e observe se a empresa que você pretende fazer o investimento não é de um desses setores mais afetados. Empresas de turismo e aviação, por exemplo, estão em queda agora.
Saiba escolher a ação ideal
Não é qualquer ação que você pode comprar em meio à crise causada pelo coronavírus. Para a escolha perfeita, você pode seguir alguns critérios fundamentalistas:
- Volume de negociação – Se a empresa não possui um volume de negociação acima de R$ 100.000 nos últimos 21 dias, pode descartá-la do seu rol de opções.
- Avalie os últimos 5 anos – A empresa que você deseja investir teve bons lucros nos últimos 5 anos? Ponto positivo.
- Distribuição de dividendos – Se a empresa distribuiu seus dividendos de forma consistente nos últimos 5 anos, provavelmente continuará assim. É um dos indícios de segurança da negociação.
- Governança corporativa – Empresas que não possuem governança corporativa não possuem indícios suficientes de que proporcionarão bons lucros durante a crise.
Além disso, invista seu dinheiro em ações de renda variável com previsão de lucro a longo prazo. Tentar obter lucros a curto prazo, agora, pode levar você ao prejuízo.
Invista em uma boa plataforma de trade
Uma boa plataforma de trade é aquela que é multitela, personalizável e que oferece gráficos em tempo real. Assim, você pode acompanhar as flutuações da Bolsa de onde estiver, adaptar sua estratégia a partir dos dados que os gráficos apresentam e obter consistência no mercado financeiro mesmo durante a crise. A TraderEvolution possui tudo isso e muito mais.
Clique aqui e faça o seu teste grátis agora mesmo! Você vai se surpreender com os resultados que aguardam por você.