A Bolsa de Valores é um dos destinos de investimento preferidos ao redor do mundo. Não é para menos. É neste ambiente que as empresas de capital aberto negociam seus títulos e movimentam uma grande parte deste universo chamado mercado financeiro.
Este movimento dá tão certo, que suas engrenagens funcionam já há muito tempo – desde o século XV, para ser exato. Nesta época, na Idade Média, as cotas de participação eram vendidas na calçada, ao lado de alimentos, roupas e objetos. Ou seja, os títulos eram vendidos junto ao comércio comum.
Com o desenvolvimento a todo vapor, os setores de todos os segmentos ganharam força e estatura, tornando-se muito mais organizados até chegar no mundo como estamos hoje. A Bolsa de Valores como conhecemos hoje, por exemplo, surgiu na Bélgica, em 1487. Já a primeira ação vendida da história foi comercializada na Bolsa de Valores de Amsterdã, em 1962.
São anos e anos de história sustentada pelo mecanismo incessante da Economia. E você deve saber bem que tudo pode ir muito bem mas, às vezes, também pode ir muito mal. Acontecimentos a nível nacional ou até mundial refletem diretamente no desempenho das ações de cada empresa – podendo levar a Bolsa a uma queda desenfreada. Mas calma: não precisa desistir de investir na B3. Existem algumas vantagens que fazem o investimento valer muito a pena.
As vantagens de investir na Bolsa de Valores
Se você ainda não começou a investir na B3, deveria começar a cogitar isso já. Afinal, é uma das formas de investimento com mais vantagens disponível atualmente.
- Você pode começar a investir sem precisar injetar valores altos inicialmente.
- É possível recolher o lucro do investimento quando quiser.
- Não quer vender as ações que você comprou? Basta alugá-las pelo tempo que desejar e obter lucro com isso.
- Algumas empresas distribuem seus dividendos entre os investidores.
- Você tem grandes chances de obter retorno a curto e a longo prazo – basta definir em qual modalidade que você deseja operar.
A Bolsa está em baixa. E agora?
Às vezes, um único acontecimento é capaz de gerar grandes impactos no mercado financeiro. A Bolsa de Valores sente o reflexo, deixando milhares de investidores sem saber o que fazer. Você não precisa ser um deles. Com as dicas certas, é possível se sair bem de um período de Bolsa em baixa.
Não se precipite
Assim que a Bolsa começa a dar sinais de queda, grande parte dos investidores se assusta e age precipitadamente. Neste momento, é preciso ter calma. Operações envolvem dinheiro, e dinheiro é tudo que você não precisa perder neste momento (e em nenhum outro). Coloque as possibilidades no papel, estude, reflita. Se possuir alguma corretora, não hesite em pedir auxílio antes de tomar qualquer decisão.
Mude de estratégia na hora certa
Para mudar de estratégia, é preciso ter uma excelente leitura de mercado, uma boa análise técnica e perspicácia para fazer as movimentações no momento certo. Os adeptos ao Tape Reading já possuem essas habilidades, e costumam se sair muito bem dos períodos de baixa.
Estude sobre Tape Reading
O Tape Reading é, basicamente, uma análise precisa de fluxo com o objetivo de identificar em qual direção o mercado está indo – e ir atrás dele. Nele, coexistem:
- Histórico de operações – É pelo histórico de negociações que você consegue identificar as movimentações do mercado e definir qual será o seu próximo passo.
- Book de Ofertas – Com ele, você analisa as intenções tanto dos compradores como dos vendedores. A partir da negociação das ordens, é possível montar uma estratégia mais segura.
- Volume de Profile – O volume de profile mostra todas as intenções de negócios de forma ordenada, proporcionando que você confira o volume de modo acumulado e identifique onde as compras e vendas estão concentradas.
Não invista em qualquer setor
Para saber em qual setor investir, é preciso analisar o contexto de forma ampla. Qual motivo causou a queda da bolsa? Qual setor está envolvido ou está diretamente prejudicado pelo problema? Vamos supor que estoure um escândalo a respeito de carnes adulteradas em uma grande indústria de carnes, e que todas as outras empresas comecem a ser investigadas por isso. As ações de empresas como estas com certeza ficarão bem mais baratas, mas vale a pena investir em um setor que está em conflito?
Escolha a ação perfeita em 4 passos
Já falamos sobre como não escolher uma ação. Agora, para escolher a ação ideal, é possível ter como base alguns critérios fundamentalistas (e mais uma dica extra fundamental).
#1 Volume de negociação – Se a empresa não possui um volume de negociação acima de R$ 100.000 nos últimos 21 dias, pode descartá-la do seu rol de opções.
#2 Avalie os últimos 5 anos – A empresa que você deseja investir teve bons lucros nos últimos 5 anos? Ponto positivo.
#3 Distribuição de dividendos – Se a empresa distribuiu seus dividendos de forma consistente nos últimos 5 anos, provavelmente continuará assim. É um dos indícios de segurança da negociação.
#4 Governança corporativa – Empresas que não possuem governança corporativa não possuem indícios suficientes de que proporcionarão bons lucros durante a crise.
Dica Trader: se vai investir com a Bolsa em baixa, coloque seu dinheiro em ações de renda variável para obtenção de lucros a longo prazo. Assim, dá tempo de o mercado se recuperar e você se livrar de prejuízos imediatos.
E por último, mas não menos importante…
Invista em uma boa plataforma de trade. Com a ferramenta certa, você pode operar no mercado financeiro de qualquer lugar, ter um dashboard personalizado, possui acesso a gráficos em tempo real e propicia que suas estratégias estejam sempre bem alinhadas – nunca atrasado nem adiantado, sempre na hora exata.
Por que escolher a Trader Evolution?
- Flexibilidade – Desenvolvemos soluções sob medida para os seus objetivos, de acordo com o seu perfil.
- Suporte ágil – Com a Trader Evolution, você tem suporte durante a integração, implementação e pós produção do seu software. Nesta jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança aos seus passos.
- Atualizações de software – Estamos atualizando a ferramenta frequentemente com as mais recentes melhorias tecnológicas disponíveis no mercado.
- Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a Trader Evolution diversos intervenientes no mercado dos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e agora também o mercado Latino Americano.
Quer obter consistência e alcançar seus objetivos mesmo com a Bolsa em baixa? Faça seu teste grátis e inicie sua jornada com uma plataforma que faz toda a diferença.