O mercado financeiro não anda só, afinal, ele é composto por empresas e organizações de todos os segmentos possíveis. Logo, tanto as boas fases quanto as implicações de cada nicho geram impacto direto no universo das finanças. Por isso, entender os fatores que influenciam os investimentos financeiros é imprescindível para performar com alto desempenho e segurança.
1. O comportamento e reputação das empresas
Esse, claro, é o fator mais lógico de todos. Ninguém quer investir em uma organização envolvida em escândalos políticos, financeiros ou sanitários. É por isso que as ações caem (ou valorizam). Uma empresa com bom desempenho, que produz centenas de empregos, promove ações humanitárias e gera lucro para o país com certeza terá suas ações valorizadas com o passar do tempo.
Quem comprou ações da hoje gigante Magazine Luiza em 2011, logo na sua estreia na Bolsa de Valores, com certeza não imaginava tamanho crescimento. Quem manteve o papel até 2019 obteve rentabilidade de 1.134%. Surpreendente, não é? Portanto, na hora de investir, faça uma boa análise fundamentalista e avalie se as empresas que você pretende investir têm potencial futuro.
2. Fatores macroeconômicos
Os fatores macroeconômicos têm grande influência e força sobre os investimentos financeiros. Diferente do fator anterior, que influencia apenas na empresa em questão, os fatores macroeconômicos impactam no mercado financeiro como um todo. Por exemplo, se o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de empregos aumentarem, ao passo que a inflação cai, o mercado fica mais interessante para os investidores. O resultado? Os valores dos ativos ficam mais altos.
Outros fatores macroeconômicos que influenciam os investimentos financeiros:
- Crescimento econômico;
- Taxas de juros;
- Taxa de empregos;
- Crédito/Alta na inadimplência;
- Mercado emergente;
- Liquidez;
- Índice de inflação.
3. Fatores de estilo
As variáveis de estilo têm o poder de influenciar diretamente no valor do ativo.
Dividendos – quando a empresa divide o lucro com os acionistas, seu ativo tende a ser mais valorizado;
Saúde da empresa – Quando a saúde da empresa está boa, isto é, quando sua dívida é pequena, tem maiores chances de crescer, gerar lucro e produzir empregos. Logo, irá comercializar ativos de qualidade e, consequentemente, mais caros;
Volatilidade: ativos que oferecem volatilidade menor provavelmente oferecem retornos melhores também;
Momento: quem estuda análise fundamentalista consegue perceber bem esse fator de estilo – as ações que desempenharem bem no passado podem ter um bom desempenho de novo;
Quantidade de ações – Quando uma empresa comercializa um número muito alto de ações, pode ter de vendê-las por um preço bem abaixo do ideal;
Especulação – A especulação é, basicamente, o sentimento do mercado a respeito de um determinado setor. Por exemplo, se há uma tendência de consumo no ramo de vida saudável, é comum que o mercado especule que as empresas desse nicho serão mais valorizadas nos próximos anos – e buscam comprar seus ativos antes que os preços subam;
Com tantos fatores envolvidos, como investir com segurança?
Na hora de montar uma carteira de investimentos e analisar todos os fatores que influenciam seus valores e volatilidade para então investir o capital nos ativos escolhidos, a insegurança pode aparecer. Como levar todos os fatores em consideração, fazer boas escolhas e não perder dinheiro?
Como todo trader deve saber, o universo do mercado financeiro não oferece segurança completa o tempo todo. O que um investidor ou operador de sucesso faz é:
- Praticar e estudar sempre;
- Estar por dentro de todas as notícias econômicas do Brasil e do mundo;
- Montar uma carteira de investimentos bem diversificada para não ter uma baixa forte em períodos de instabilidade;
- Não ter medo de prejuízos, mas saber agir com agilidade para adaptar a estratégia vigente
- Contar com uma plataforma de investimento eficaz e que não trava.
A TraderEvolution tem a melhor plataforma para os seus investimentos financeiros
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Quer saber mais? Clique aqui e faça o seu teste grátis!