Que é necessário ter capital para iniciar uma jornada como trader, todos sabem. O que é pouco comentado é a importância do planejamento financeiro para atingir esses e outros objetivos – sejam eles profissionais, financeiros ou pessoais. Mas como se planejar financeiramente em um país onde o número de inadimplentes só cresce?
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 66,3% dos consumidores brasileiros possuem dívidas em seus nomes. E engana-se quem pensa que essa é uma exclusividade da população de baixa renda. De acordo com os dados levantados, o número de famílias que recebem até dez salários mínimos e estão endividadas subiu para 67,7% do total. Das que recebem mais do que dez salários mínimos, 60% possuem dívidas em seus CPFs.
Se você faz parte dessas estatísticas ou simplesmente deseja juntar capital para começar a investir, chegou a hora de conhecer os benefícios de ter um bom planejamento financeiro para transformar as suas finanças a partir de hoje.
A importância do planejamento financeiro
Pode até parecer lógico, mas será que você realmente sabe a importância do planejamento financeiro para uma vida de sucesso?
1. Você controla as suas finanças
Até quando você vai trabalhar para o dinheiro e vai começar a fazer o dinheiro trabalhar para você? Quem tem planejamento financeiro não vive apenas para pagar contas – vive para investir e crescer.
2. Não há objetivos grandes demais para você
Se você planeja o destino da sua renda, não importa quanto tempo leve: não há sonhos demais que não possam ser realizados. A partir do momento que você aprende a planejar, especular e criar metas de curto, médio e longo prazo, saberá que aquele grande objetivo será alcançado – e bota um limite de tempo para isso acontecer.
3. Você dorme tranquilo
Levando em consideração os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 66,7% dos consumidores brasileiros estão inadimplentes. E se há um problema que tira o sono de qualquer pessoa é, sem dúvidas, estar negativado. Além de todo o prejuízo financeiro causado pelos juros que não param de rodar, é praticamente impossível obter crédito no mercado. Afinal, o universo financeiro colabora com bons pagadores e ótimos investidores.
4. Emergências são previstas
Emergências pegam qualquer um de surpresa, mas só se assusta quem não tem reserva financeira. Se o carro quebrou, o encanamento estragado culminou em uma reforma inesperada ou se o mercado financeiro oscilou e você perdeu dinheiro, não importa – você é um bom administrador do seu capital e não é pego desprevenido nunca.
5. Descubra o seu padrão de investimento
Um dos grandes motivos que fazem o planejamento financeiro ser de extrema importância é para que você esteja apto a descobrir o seu padrão de investidor. Afinal, só depois de descobrir quanto você pode economizar todos os meses que será possível escolher os tipos de aplicação ideais para você.
Como fazer um bom planejamento financeiro?
1. Divida suas despesas
Anote todas as suas despesas – todas mesmo – e depois agrupe-as em duas categorias:
- Despesas fixas, como as contas de energia, aluguel e plano de saúde;
- Despesas variáveis, como lazer e roupas;
2. Faça a sua reserva de emergência
Agora que você já sabe exatamente quanto gasta por mês com despesas fixas e variáveis, separe de 10% a 20% da sua renda para uma reserva de emergência. Não negligencie esse passo. Se você não consegue poupar dinheiro para emergências, dificilmente sairá bem com imprevistos na hora de investir.
3. Controle seus gastos diários
Hoje, existem diversos aplicativos para que você possa acompanhar o seu controle financeiro por um smartphone. Crie o hábito de anotar todos os seus gastos, destinando cada um à categoria correta. De 15 em 15 dias você pode sentar para analisar os gráficos disponíveis e ajustar sua estratégia para as semanas seguintes.
4. Separe um valor para investir
Pagou suas contas, separou um valor para passar o mês e alimentou sua reserva de emergência? Agora veja o que sobrou, identifique as aplicações que mais se encaixam com a sua realidade financeira e comece a aplicar o quanto antes. Ah, e não se esqueça: para ser um bom investidor, você precisa de uma excelente plataforma de trade com um home broker impecável.
Por que escolher a TraderEvolution para operar minicontratos?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Faça o seu teste grátis agora mesmo.