Quer começar a investir, mas não sabe por onde começar? Independente do quanto você estudou a teoria, praticou em sua conta demo, acompanhou as notícias sobre o mercado econômico e se dedicou a ser um trader de sucesso, de nada vai adiantar se não montar uma carteira de investimentos inteligente e estratégica.
Por isso, a TraderEvolution separou as melhores dicas para você aprender como montar uma carteira de investimentos de mestre.
Carteira de investimentos – o que é?
Se você é leigo, ouviu falar que para ser trader precisa montar uma carteira de investimentos, mas não sabe exatamente o que é: calma, a gente explica.
Uma carteira de investimentos é, basicamente, todas as suas aplicações reunidas. Suas aplicações são o local onde você investiu o seu dinheiro para que ele se multiplique (ou, caso seja um trader de sucesso, triplique, quadruplique…).
Em uma carteira de investimentos você pode inserir ativos diversos – tanto os de Renda Fixa quanto os de Renda Variável e diversificar bastante suas escolhas é uma das estratégias mais assertivas que existem.
Por que montar uma carteira de investimentos diversificada?
Para muitos, a forma mais segura de investir é administrando uma carteira de investimentos bem diversificada. O motivo? Prevenção e gerenciamento de riscos.
Diversificando sua carteira, você não corre o risco de sofrer um enorme prejuízo caso as ações de determinada empresa de capital aberto despenquem, por exemplo. Isso porque, quando algo sai do controle e o inesperado acontece, você ainda tem capital investido em outros ativos que estão desempenhando bem.
O resultado? Você assume uma postura de quem sabe calcular riscos, não de quem perde muito com eles.
Como montar uma carteira de investimentos?
Agora que você já sabe da importância de ter uma carteira de investimentos para chamar de sua, chegou a hora de descobrir como montar uma carteira eficiente.
Defina o seu perfil de investidor
Se você acompanha o blog da TradeRevolution, com certeza já leu sobre isso por aqui.
Não é para menos: identificar o seu perfil de investidor é fundamental para aplicar seu capital em ativos que combinam com você, tornando a prática dos investimentos uma jornada confortável e agregadora. Você pode ser um trader:
Perfil conservador
É comum que um trader que está apenas iniciando tenha um perfil conservador assim que começa a negociar no mercado financeiro, atendendo ordens de risco e investindo seus lucros apenas (ou em sua maioria) em fundos de ações. O perfil conservador tem baixa tolerância a perdas e prefere ter certeza de que está obtendo um baixo retorno, em vez de correr o risco de perder parte de seus investimentos colocando seu capital em fundos renda variável.
Perfil moderado
O perfil moderado é o equilíbrio entre dois extremos de perfil. Ele possui uma tolerância ligeiramente maior para perdas, mas também investe parte de sua renda em títulos de renda fixa. O objetivo é experimentar diferentes combinações
Perfil agressivo
O investidor ousado é aquele que arrisca na segurança e na liquidez para gerar maiores lucros. Ele deve ser um estrategista muito experiente e excelente para realizar seus objetivos.
Defina suas metas
Identificou o seu perfil de investidor? Ótimo. Agora é o momento de definir e anotar suas metas.
Isso inclui quanto você pretende investir, quanto de retorno deseja alcançar e em quanto tempo almeja chegar lá.
Você pode ter vários objetivos já que, quanto mais metas você estipular, em mais ativos precisará investir para atingir todas elas.
Seus objetivos podem ser inúmeros, desde ter dinheiro para as próximas férias quanto ter uma renda excelente para a aposentadoria.
Os ativos de Renda Fixa, por exemplo, possuem data de vencimento. Isto é, ao final do título, você sabe que receberá determinado valor, o que torna a Renda Fixa uma ótima opção para investimentos de curto e médio prazo.
Considere o total de capital que você possui para investir e distribua o valor entre os ativos investindo as maiores partes nos objetivos que você considera mais importantes ou naqueles que você deseja atingir primeiro.
Por que escolher a TraderEvolution para começar a operar na bolsa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile. Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade. Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia. Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Quer saber mais? Clique aqui e
faça o seu teste grátis!