Investir no mercado financeiro nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos traders passam um bom tempo se dedicando para que consigam ter o sucesso que almejam.
Dessa maneira, investidores buscam criar métodos e estratégias que possam lhe trazer um retorno confiável e melhorar sua eficiência operacional.
Ter um bom método que irá fazer diferença no seu modo de operar é essencial para um mercado que se mostra cada vez mais volátil.
Imagine que você criou uma estratégia que ao seu ver é certeza que lhe trará retorno, mas tudo isso com base no seu entendimento de mercado, sem antes fazer teste algum ou colocar o método para funcionar.
Isso pode acabar trazendo um prejuízo, porque não se sabe se a estratégia irá funcionar da forma que espera, e pode acabar prejudicando as suas operações.
Muitos traders ainda não conhecem uma poderosa ferramenta que pode ajudar a validar se a sua estratégia traz de fato retorno a longo prazo: o nome dela é “backtesting”. Por meio do backtesting é possível testar a eficiência de uma estratégia, mostrando seus retornos, melhores momentos de performance e até mesmo suas perdas. Quer entender a fundo sobre esse assunto? Então siga o artigo!
O que é backtesting?
Backtesting é uma ferramenta que analisa com base em dados históricos se a sua estratégia é lucrativa a longo prazo. Isso quer dizer que, com base em dados anteriores, avalia os resultados e verifica se sua estratégia é consistente ou não.
Com isso, podemos verificar se os resultados apresentados podem ser eficazes e que darão bons resultados, levando em consideração todas as variáveis e aumentando a probabilidade de sucesso.
Infelizmente nem todas as estratégias são vencedoras, visto que o mercado se adapta constantemente, mas com um bom teste sua taxa de acertos pode subir consideravelmente e ter mais acertos do que perdas.
Realizando um backtesting em suas estratégias você achará várias respostas e assim irá criar métodos cada vez mais eficientes.
Como funciona o backtesting?
Para executar um bom backtesting precisamos primeiro de uma boa base de dados e que seja confiável, para que quando o teste for realizado consigamos tirar o máximo de informações possíveis.
Além de uma boa base de dados também precisamos de um software que seja eficaz em traduzir essa base de dados e executar os parâmetros de forma eficiente. Por aqui podemos citar a ferramenta que a plataforma TraderEvolution tem e que consegue fazer isso de forma excelente, o Evocode.
Combinando essas duas opções, você consegue extrair ao máximo se sua estratégia é eficiente e trará bons frutos ao seu operacional.
Qual a importância do backtesting?
Como podemos notar, o backtesting pode ser um grande aliado na momento de criar suas estratégias, pois assim o investidor consegue saber se o teste realizado traz os resultados que tanto espera em suas operações.
O backtesting pode ser uma boa ferramenta de gestão de riscos, já que apresenta os dados de forma a prevenir que o trader tenha um mau desempenho em sua estratégia criada.
É uma ferramenta que pode medir sua eficiência e assertividade em suas operações. Quanto mais resultados você conseguir obter ao longo do período de teste, mais apurado fica seu operacional.
Vantagens do Backtesting
Podemos tirar vários benefícios se usarmos o backtesting de forma correta, e que irá trazer vários resultados ao longo do tempo.
-
Aperfeiçoamento de setup
Um bom argumento que pode fazer o operador a começar a usar o backtesting é saber se o seu setup funciona para você, se a estratégia que adotou em suas operações lhe traz os resultados que você espera.
Com isso, fazendo os testes você encontra o melhor para o seu dia a dia, e acaba eliminando processos que não são tão eficientes na hora de montar o seu setup para operar.
-
Testar novas estratégias e operacional
O mercado financeiro está cheio de estratégias e operacionais que nascem com a ideia de lhe garantir ficar no positivo dentro de uma operação. Na prática, podemos testar se essas estratégias de fato trazem retorno.
Usando o backtest você pode testar uma nova estratégia que vem pensando e aplicar para saber se o resultado que está imaginando alcançar é verdadeiro, ou até mesmo ver se o seu operacional é eficiente frente a volatilidade do mercado.
O backtest pode ser uma grande ferramenta que irá analisar e verificar se o seu possível desempenho frente às oscilações do mercado, seja ela uma estratégia ou robô que usa no seu dia a dia.
-
Prática: o diferencial pro mercado
Um bom trader sabe que conhecimento nunca é demais, e fazer uso do backtest pode ajudar a cada vez mais se preparar para o mercado.
Usando as bases históricas e os padrões, você consegue analisar de forma mais precisa como tudo funciona. Observando como se comporta, irá refinar cada vez mais seu olhar às oportunidades que aparecem.
Como podemos ver a ferramenta de backtest é muito poderosa se o trader usar e aproveitar tudo que ela pode entregar, com certeza fará diferença na hora de montar suas estratégias e todo seu operacional
Fazer uso pode trazer vários benefícios que podem ser um grande diferencial para o operador visando e encontrando várias oportunidades.
Não deixe de conhecer o backtest, aqui na TraderEvolution você pode utilizar junto com nossa ferramenta de criação de estratégia e indicadores o EvoCode.
Nesse artigo, falamos o que é e qual a importância do backtesting no trading. Você deve utilizar essa ferramenta para aprimorar seu operacional e, de fato, entender quais são as melhores estratégias a usar.
Para a ferramenta backtesting, faça agora mesmo o teste da TraderEvolution por 30 dias gratuitamente, e utilize todos os recursos de criação, gerenciamento e ajuste de suas estratégias!