Se você entrou no universo do mercado financeiro recentemente, já deve ter ouvido falar algumas vezes nestes termos: operar comprado e operar vendido. A princípio, pode parecer complicado, mas não se preocupe: vamos explicar tudo para você.
Operar comprado ou vendido: qual a diferença?
Independente do seu perfil de investidor ou em qual tipo de renda você prefere injetar seu dinheiro, existem duas estratégias muito interessantes que você pode aplicar para operar na Bolsa de Valores: comprado ou vendido.
Operar comprado
Operar comprado é quando os investidores compram ações que estão com alto nível de crescimento, ou seja, com desempenho bastante promissor. Esse tipo de modalidade é uma das mais tradicionais do mercado financeiro, já que os ativos geram excelentes retornos para quem as comprou.
Comprando o ativo certo e na hora certa permite que o investidor venda a ação quando estiver ainda mais valorizada.
É como se você comprasse uma ação x por R$ 10 e conseguisse prever que, em curto ou médio prazo, ela passará a custar R$ 11. Quando esse momento chegar, você pode vendê-la obtendo um lucro de 10%. Interessante, não é? Mas pode não ser tão simples quanto parece.
Para operar comprado, é desejável ter alguns conhecimentos específicos e desenvolver algumas habilidades indispensáveis:
- Análise técnica – a análise técnica é utilizada principalmente em operações de curto e médio prazo, e vai além de observar o mercado simplesmente. Quem investe sabe que as ações oscilam com frequência – e muitas vezes de forma previsível. Essas oscilações ficam registradas em gráficos de linhas verticais, e mostram o preço máximo e mínimo de uma ação chegou em uma determinada fração de tempo. Quando você domina esse tipo de análise, consegue prever quando uma ação estiver baixa o suficiente para você comprá-la, e quando estiver alta o bastante para vendê-la e obter lucro.
- Tape reading – O tape reading é um dos métodos mais antigos e tradicionais da história do mercado financeiro. Com ele, você estuda e observa o movimento do mercado como um todo, não apenas ações separadamente. Assim, se todo mundo está indo para determinado lugar, você pode seguir o fluxo sem medo de se perder.
Quais as vantagens de operar comprado?
- Segurança – Com a certeza de que as ações vão valorizar dentro de um tempo determinado, a garantia do lucro é praticamente certa, e a chance de prejuízo é quase zero.
- Lucro a curto e médio prazo – Diferente das ações que você adquire por tempo indeterminado, operando comprado é possível obter lucro a curto e médio prazo com mais facilidade.
Operar vendido
Operar vendido é o exato oposto de operar comprado. Neste caso, o investidor aguarda ou reage à tendência de desvalorização de um ativo com o intuito de obter lucro com a queda do mercado. Sim, é possível lucrar dessa forma.
Também conhecido como “operações short”, operar vendido funciona de maneira antagônica: ao identificar que o mercado está em baixa, o investidor vende uma ação pelo valor normal e a compra novamente quando ocorrer de fato a sua desvalorização. Assim, o lucro obtido vem da diferença entre o preço de venda e o de (re)compra.
Em resumo, se o ativo cai, você sobe. Se o ativo sobe, você cai.
Saber tudo sobre análise técnica e tape reading também é fundamental nessa modalidade, a única diferença é que você deve ir “contra o fluxo” de quem está operando comprado.
Quer mais uma dica supervaliosa? Operar vendido é para quem visa lucro em curto e curtíssimo prazo – ideal para swing traders e day traders, respectivamente. No caso de swing trade (operações que duram mais de um dia), será necessário alugar as ações e definir os pontos de saída – tanto de ganho quanto de perda.
Para se aprimorar nessa estratégia de investimento, vale estudar sobre Análise Fundamentalista. Falamos um pouco sobre ela aqui.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre operar comprado e vendido, deve ter percebido a importância de acompanhar e ler gráficos completos em tempo real, não é? Esse é apenas um dos motivos de ter uma boa plataforma de trade à sua disposição.
Com a ferramenta certa, você tem acesso a todos os movimentos de mercado quando quiser e de onde estiver. E a Trader Evolution tem tudo que você precisa para alcançar consistência nesta jornada.
Por que escolher a Trader Evolution?
- Soluções sob medida para os seus objetivos, desenvolvidas para o seu perfil de trader.
- Suporte durante a integração, implementação e pós produção do seu software para garantir mais segurança a você nesta jornada.
- Atualizações de software frequentes com as mais recentes melhorias tecnológicas disponíveis no mercado.
- Experiência de mercado de quase 2 décadas no mercado e diversos intervenientes nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e agora também o mercado Latino Americano.
Não deixe de fazer seu teste grátis e iniciar sua jornada no mercado financeiro com a gente. Aqui, segurança e consistência são palavras de ordem.