A Bolsa de Valores não para de crescer. Apenas no Brasil atingiu-se a marca de 3,497 milhões de investidores ativos em fevereiro de 2021, o que representa uma alta de 77,2% no ano e 3,6% no referido mês. Só nessa data foram 120.542 novos cadastros. Se você ainda não faz parte dessa estatística e quer saber qual o momento ideal para começar a investir na Bolsa de Valores, este artigo é para você.
Qual o momento ideal para começar a investir na Bolsa?
O momento ideal para começar a investir na Bolsa de Valores é aquele em que você está preparado. É claro que se você nunca investiu e está iniciando sua jornada agora, sabe que não é recomendado fazer isso quando a economia do país está fragilizada e a B3 está em queda. Portanto, confira as afirmações a seguir e veja se esse é o momento certo para você.
Você está positivo financeiramente
Antes de qualquer coisa, seja realista com as suas finanças.
- Você está no azul?
- Não possui dívidas que comprometem grande parte da sua renda?
- Em caso de imóvel ou veículo financiado, consegue pagar as mensalidades em dia sem ficar apertado?
Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder para saber se é ou não o momento ideal para começar a investir na Bolsa de Valores. Muitos aspirantes a investidor veem na B3 uma oportunidade de sair do vermelho e essa mentalidade com certeza não é das mais eficazes.
Para ser um investidor de sucesso, é preciso ter domínio sobre o dinheiro. Se uma pessoa está repleta de dívidas, provavelmente é o dinheiro que controla a relação. Por isso, nunca use a Bolsa de Valores como uma aposta, como se você estivesse tentando ganhar na loteria. Para fazer dinheiro nesse universo é preciso disciplina, autocontrole e muita estratégia.
Você estuda muito
Ser um investidor consistente é ser um eterno aluno. Da mesma forma que a Economia de todos os países oscila, os investimentos também podem mudar – e você só vai acompanhar essas mudanças de perto se estiver atento. Por isso, aprofunde seus conhecimentos em finanças, economia nacional e internacional, análise gráfica, análise fundamentalista e nunca canse de desenhar e redesenhar estratégias.
Se você ainda é leigo, vale a pena treinar em um simulador de software de negociações idêntico ao home broker original. Dessa forma, é possível exercitar, aplicar seus conhecimentos e ajustar seu planejamento antes de começar a aplicar dinheiro de verdade.
Seus objetivos estão bem definidos
Se você não sabe aonde quer chegar, como escolherá o melhor caminho para ir até lá? Um dos fatores que comprovam que este é o momento ideal para começar a investir na Bolsa de Valores é que você possui objetivos bem definidos. Se você ainda não chegou a essa etapa, a gente te ajuda: escreva 5 objetivos que você tenha em sua vida e dê um prazo de realização para cada um deles. Para manter-se motivado, é interessante ter metas de curto, médio e longo prazo.
Depois disso, estabeleça o valor real de cada um desses objetivos. Por exemplo: se você deseja comprar um apartamento de R$ 200.000 em 10 anos, sabe que precisa investir cerca de R$ 1.667,00 reais todos os meses. Agora, avalie: é possível reservar esse dinheiro todo mês? Esse investimento mensal pode prejudicar as outras contas existentes? Se a resposta for sim, ajuste seus objetivos em um prazo que melhor se encaixe nas suas condições.
Conhece bem o que é negociado na B3
Se engana quem pensa que a Bolsa de Valores é um ambiente exclusivo para ações. Confira alguns dos principais ativos negociados por lá:
- Ações;
- Fundos de ações;
- ETF;
- Fundos imobiliários;
- Commodities;
- Moedas;
- Opções;
- Fundos de multimercado;
Você sabe qual é o seu perfil de investidor
Se você já sabe se o seu perfil de investidor é conservador, moderado ou agressivo, significa que conhece os investimentos mais recomendados para você. Isto é, não vai se arriscar demais nem de menos.
Você tem uma reserva de emergências
Um bom investidor sabe que perdas acontecem, e desenham suas estratégias prevendo um teto de prejuízos. Por isso, é fundamental que você tenha uma reserva de emergências para que seja possível conciliar os imprevistos da vida pessoal e da vida financeira. Muitos especialistas recomendam, inclusive, que essa reserva de emergência seja equivalente a 6 meses do seu salário.
Se você se encaixa nos seis requisitos aqui apresentados, já pode contratar a melhor ferramenta de negociações disponível no mercado: a plataforma TraderEvolution.
Por que escolher a TraderEvolution para operar na Bolsa de Valores?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Faça o seu teste grátis agora mesmo.