Para quem deseja encontrar um ótimo caminho para seguir no universo dos investimentos, o IPO é uma excelente escolha. Afinal, com ele, é possível obter bons ganhos tanto em curto prazo como em longo prazo também. Mas afinal, o que significa essa sigla? Veja agora tudo que você precisa saber sobre IPO.
O que é IPO?
IPO é a sigla em inglês de Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, em tradução livre. Esse termo foi designado para representar a primeira vez em que uma empresa abre seu capital e passa a comercializar ações na Bolsa de Valores, recebendo assim novos sócios. Sendo assim, o IPO é a transição de uma empresa, que vai de companhia limitada para uma Sociedade Anônima (S.A). Essa transição, que é marcada pela abertura do capital de uma organização, costuma acontecer quando a empresa atinge um novo patamar de amadurecimento e pode atingir milhões de reais.
Vale a pena entrar em um IPO?
Esta dúvida é bastante comum para quem começa a investir: vale a pena entrar em um IPO? A resposta é que depende. Se você passou e passa boa parte do seu tempo estudando e analisando as tendências de mercado, bem como a economia mundial, provavelmente vai valer a pena para você. Se você não conhece bem o solo onde pisa, melhor não arriscar. Explicamos por quê.
Comprar ações de uma empresa que recém abriu seu capital pode significar uma valorização exorbitante nos anos seguintes. Podemos citar o exemplo da nacional Magazine Luiza, que fez sua oferta pública inicial, em 2011. Quem comprou e manteve suas ações até 2019, atingiu uma rentabilidade de 1.134%.
Se para alguns a tamanha valorização da empresa foi motivo de surpresa, para outros foi apenas uma especulação bem feita. E é por isso que observar de perto as movimentações do mercado pode ser decisivo na hora de entrar em um IPO. Fazendo as escolhas certas, os resultados podem ser bem expressivos.
Motivos que levam uma empresa a fazerem IPO
Quando uma empresa abre seu capital e passa a comercializar títulos na B3, significa que ela está disposta a dividir seu império entre muitos outros acionistas. Então, quais motivos levam uma organização a fazer um IPO?
- Levantar recursos que financiam investimentos para o crescimento da empresa;
- Economia, já que emitir ações é mais em conta do que obter crédito em financiamentos bancários;
- Oferecer liquidez aos sócios;
- Aumento de credibilidade, já que passar pelo processo de IPO exige reestruturações que expressem a transparência da organização;
- Reconhecimento público, uma vez que emitir ações na B3 é sinônimo de uma evolução no enquadramento corporativo.
Como é o processo de IPO?
O processo de IPO não é tão simples como se imagina. Ou seja, não basta uma empresa decidir que venderá ações e, assim, passar a fazê-lo. Existe um processo bem definido para uma empresa entrar com o IPO que pode durar entre 8 meses e 3 anos, em média.
1. Preencher os requisitos
O primeiro passo que uma empresa precisa dar para abrir seu capital na Bolsa de Valores é conhecer e preencher os principais requisitos do processo. O primeiro deles é constituir-se como Sociedade Anônima S/A, e não como companhia limitada. No primeiro caso, o capital é dividido em ações. No segundo, em cotas.
2. Auditoria financeira
Aqui, a empresa precisa apresentar os balanços auditados de pelo menos 3 anos realizados por auditoria externa.
3. Planejamento
Na fase de planejamento a empresa precisa desenhar e definir toda a operação, do volume de recursos captados à composição de ações oferecidas.
4. Roadshow
A fase do roadshow é onde acontecem as reuniões entre a empresa e as instituições financeiras responsáveis pelo assessoramento da operação para apresentar as propostas com o objetivo de instigar grandes investidores a comprarem a ideia do IPO.
5. Registros
Nessa fase, a empresa precisa solicitar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a liberação do registro de companhia aberta.
6. Listagem
Em paralelo à obtenção de registros, a empresa precisa solicitar sua inclusão na listagem da Bolsa de Valores. Não é possível negociar ações na B3 sem estar devidamente listado por lá. Existem alguns segmentos que a empresa pode opter por ingressar: Novo Mercado, Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Nível 1 e Nível 2. Cada segmento possui exigências a respeito da governança corporativa que devem ser acatadas pela organização.
7. Prospecto
O prospecto é o documento que reúne tudo que o investidor precisa saber sobre ela – dados, história, resultados, perspectivas, situação de mercado, riscos de negócio, entre outros.
8. Estreia
Com todas as documentações, registros e listagens em dia, a empresa pode anunciar seu IPO na mídia e fazer o melhor trabalho de comunicação possível para atrair investidores.
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