Operar como trader tem tudo para ser uma montanha russa e, muitas vezes, é exatamente disso que os adeptos gostam. Entretanto, algumas vezes a estratégia pode dar errado, o prejuízo inesperado pode bater à porta e o medo toma conta. Descubra aqui como lidar com as emoções durante o trading e não deixe que nada atrapalhe você nesta jornada.
Como lidar com as emoções durante o trading
Quer aprender a lidar com as emoções em apenas x passos? Então siga com a gente até o final.
Treine incansavelmente
Essa é a dica número um por motivos lógicos: quanto mais você treina, mais preparado fica. Quanto maior for o seu nível de preparo, menor será o impacto da insegurança durante o trading.
Por isso, se você é iniciante, nada de começar a operar logo com dinheiro de verdade. Encontre uma plataforma de trader completa que ofereça um bom simulador de operações e treine incessantemente. Isso fará toda a diferença quando você estiver no páreo de verdade.
Estude e se atualize diariamente
Quem não estuda o universo financeiro e não acompanha as mudanças diárias do mercado e da economia dificilmente terá bons resultados no trading. Por isso, a dica é: por mais que você saiba muito, nunca pense que você sabe o bastante.
Esteja por dentro das notícias, aprenda a ler e traduzir os movimentos de mercado e dê passos mais firmes no caminho da consistência.
Defina o momento de parar
Definir um stop loss, ou seja, estipular um limite diário de perdas vai gerar mais segurança interior. Afinal, desta forma fica mais fácil você saber que não está agindo de forma impulsiva, amadora ou descontrolada.
Pratique mindfulness
Esta dica pode parecer estranha em um primeiro momento, mas fará toda a diferença no manejo das emoções durante o trading. O mindfulness, ou atenção plena, é um conjunto de técnicas de meditação que têm como objetivo ajudar você a se manter no momento presente. Isto é, sem remoer o que já aconteceu e sem sofrer por antecipação com o que nem chegou a acontecer.
Além disso, o mindfulness possui práticas curtas para momentos de alta tensão, em que você pode parar e realizar uma série de respirações para acalmar completamente. Quanto mais consciência das suas emoções você toma, mais fácil será controlá-las. E saber controlar as emoções durante o trading é o que separa os traders de sucesso dos demais.
Identifique os gatilhos negativos
Uma autoanálise diária é capaz de fazer você identificar os seus gatilhos que geram emoções negativas, como o medo, a raiva e a ansiedade. Por exemplo, se você opera em um cômodo da casa com barulho em excesso, pode ser que isso crie um ambiente tumultuado, prejudicando seu foco e deixando você ansioso. Se o horário escolhido para as negociações não é o melhor momento do dia, isso com certeza vai gerar insegurança e, em caso de perdas, frustração.
Por isso, analisar o seu estilo de vida, seus hábitos diários, os horários em que você é mais produtivo e os cômodos mais tranquilos vai transformar as suas emoções durante o trading.
Encontre um equilíbrio na vida
Por mais apaixonado e engajado que você seja por operar como trader, tudo na vida exige equilíbrio. A vida pessoal é uma grande fatia na influência das nossas emoções. Por isso, tenha momentos divertidos, descanse o corpo e a mente, tenha hobbies, busque manter uma alimentação saudável e você verá que tudo isso afetará positivamente no seu humor, disposição e emoções na hora de abrir o home broker.
Por que escolher a TraderEvolution para começar a operar na bolsa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Faça o seu teste grátis agora mesmo.