O crescimento de investidores pessoas físicas na B3 tem sido exponencial nos últimos anos. Mas o que mudou? Por que a Bolsa de Valores brasileira vem atraindo tantos adeptos? Quais os investimentos disponíveis nesse ambiente de negociações? Nós vamos responder a todas essas dúvidas agora para você.
O crescimento de investidores pessoas física na B3
Analisar o crescimento de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores brasileira é, também, entender o que é esse sistema e quais as vantagens de aplicar renda
O que é a Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é o ambiente onde são negociados os títulos das empresas de capital aberto. Nela, os investidores participam das negociações de compra e venda dos ativos disponíveis com o objetivo de obter lucro através da oscilação do preço desses ativos. Hoje, as operações são realizadas remotamente, através de um software chamado de home broker.
O que é negociado na B3?
A B3 oferece excelentes opções para montar uma carteira de investimentos bem diversificada. Além de ações, outros ativos são negociados na Bolsa de Valores, entre eles:
- Fundos de ações;
- ETF;
- Fundos imobiliários;
- Commodities;
- Moedas;
- Opções;
- Fundos de multimercado.
O crescimento de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores
Segundo dados divulgados pela Bolsa de Valores brasileira (B3), só em 2020 o número de investidores pessoas físicas cresceu 92%, chegando a um total de 3,2 milhões de contas. Vale lembrar que o ano marcado pela pandemia registrou seis circuit breaker em março, e o Ibovespa chegou a perder 30% no período. O circuit breaker é um sistema adotado pelas bolsas de diversos países que consiste em paralisar todas as negociações por um tempo determinado para frear as quedas bruscas ocasionadas por algum motivo de força maior, como foi o caso da disseminação do coronavírus no mundo todo. Apesar do momento dramático vivido em março do ano passado, foram cadastrados cerca de 300 mil investidores pessoas físicas na B3.
Esse crescimento, por outro lado, não é novidade. Na realidade, 2020 foi o quinto ano consecutivo de aumento do número de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores. Para efeito de comparação, em 2002 a B3 contava com 85,249 pessoas físicas cadastradas. Em 2018, esse número já era 813,291, que saltou para 1,681,033 em 2019. Em 2020, então, o número de pessoas físicas cadastradas na B3 era de 3,173,411.
Os motivos do crescimento
Existe um motivo macro para tanto crescimento: a grande possibilidade de obter lucro e girar ainda mais capital. Mas a Bolsa de Valores possui outras vantagens:
- Baixo investimento inicial: não é necessário lançar mão de uma grande quantia de dinheiro logo no início. É possível praticar e refinar as estratégias até se sentir seguro para dar passos maiores.
- Alta liquidez: Na Bolsa de Valores, não há carência nas negociações. Isto é, você pode converter seus lucros quando quiser ou precisar, principalmente operando em curto e curtíssimo prazo, como é o caso do day trade e do swing trade.
- A B3 é versátil: Quer fazer dinheiro com suas ações sem vendê-las? Sim, é possível. Basta alugá-las pelo tempo que desejar.
- Você ganha dividendos: Se optar por comprar ações preferenciais, por exemplo, você tem preferência para receber sua participação nos dividendos das empresas em que comprou títulos.
- Tempo: investir na Bolsa de Valores dá a flexibilidade de realizar movimentos e receber lucros a curto, médio e longo prazo. Vale lembrar que, para isso, montar uma carteira de investimentos diversificada é fundamental.
Mulheres e a Bolsa de Valores
Apesar do crescimento que a B3 vem tendo desde 2002 e principalmente a partir de 2018, o número de mulheres investidoras começou a tomar uma certa expressão em 2020, quando encerrou com um aumento de 118%, totalizando 847 mil investidoras. Apesar da estatística animadora, elas ainda são minoria na Bolsa de Valores e representam apenas 26% do total de investidores. Os homens, por outro lado, somam 2,38 milhões na bolsa brasileira.
Com tantas informações valiosas sobre essa modalidade de investimentos, não fique para trás. Comece hoje mesmo a sua jornada de sucesso como investidor. Para começar, escolha a ferramenta certa para você.
Por que escolher a TraderEvolution para investir na B3?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.
Gostou? Clique aqui e ganhe 30 dias totalmente grátis.