Se você deseja começar a investir no mercado financeiro e não sabe por onde iniciar sua jornada, você está no lugar certo. Nós, da TraderEvolution preparamos 5 dicas incríveis para você dar o start que falta na sua vida de trader.
- Entenda as opções que você tem
O mercado financeiro é bastante amplo e possui espaço para todos – tanto para pessoas com perfil mais conservadores quanto para os de perfil agressivo. Os investimentos geralmente são divididos em 2 tipos: investimentos de Renda Fixa e investimentos de Renda Variável.
Investimento em Renda Fixa
A Renda Fixa costuma ser o tipo de investimento favorito dos traders conservadores e até mesmo dos moderados. Isso porque com essa escolha você sabe exatamente quanto de lucro será obtido e em quanto tempo haverá o retorno esperado.
Por que isso é possível? Por que investir em Renda Fixa é, resumidamente, emprestar dinheiro a alguma instituição e receber o pagamento com juros. Sim, você pode investir seu capital em títulos comercializados por bancos, empresas de diversos nichos e até mesmo o Governo Federal. Alguns exemplos de investimentos de renda fixa são o Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, poupança, Debêntures, CRI e CRA.
Investimento em Renda Variável
Se na Renda Fixa você sabe exatamente quanto terá de retorno, na Renda Variável nunca haverá uma previsão exata de retorno ou até mesmo se ele existirá. Calma, isso não quer dizer que investir em Renda Variável seja não seja para você, apenas significa que você não consegue prever com exatidão os ganhos ou os prejuízos de cada investimento.
A Renda Variável, como o próprio nome sinaliza, variam com o mercado e oscilam de acordo com a valorização ou desvalorização dos ativos. Apesar da imprevisibilidade, é uma ótima opção para quem aceita correr mais riscos visando lucros maiores. O segredo, aqui, é desenvolver uma excelente leitura de mercado onde as probabilidades trabalharam ao seu favor.
- Seja realista sobre o seu perfil de investidor
Você já deve ter ouvido falar nos três perfis predominantes de investidor: conservador, moderado e agressivo. Cada um deles administra seu capital nos tipos de renda que combinam mais com o seu objetivo.
Há quem tenha o verdadeiro pavor de perder dinheiro e que prefere ganhar menos, mas ter a certeza de que esse lucro virá. Esse tipo costuma ser bastante conservador e investe predominantemente em Renda Fixa.
Aqueles que possuem uma tolerância maior a perdas, mas também apreciam uma boa doze de segurança é o investidor moderado. O moderado, então, é aquele que busca o equilíbrio, por isso gosta de manter sua carteira de investimentos bastante diversificada. A questão, aqui, é ser realista em relação ao seu perfil. Não tente agir como um trader agressivo se você não gosta de se arriscar.
Se você faz o perfil agressivo, ou seja, prefere se expor mais para buscar resultados mais expressivos, então saia da zona de conforto da Renda Fixa e busque os resultados que tanto almeja, lembrando que a única certeza que existe na renda variável, é que não existem garantias de lucros, porém a história fala por si mesmo, no longo prazo a renda variável sempre se mostrou uma escolha muito boa.
Vale lembrar que nem todo perfil é permanente. Você pode sair de um investidor conservador, adquirir mais conhecimento e começar a se arriscar um pouco mais passando a ter um perfil moderado até ter domínio sobre renda variável e se tornar um trader agressivo amanhã.
- Aprenda a prever e calcular riscos
Ser um trader de sucesso é desenvolver técnica, gerenciamento e consciência do mercado para alcançar consistência. Ou seja, sem fantasias de que não existirão perdas neste caminho. Os prejuízos existem sim, mas desenvolvendo boas técnicas e avançando em conhecimento sobre o mercado financeiro, você deve primordialmente desenvolver seu plano de gerenciamento de risco e com isso prever e calcular esses riscos de forma que eles impactem minimamente no seu patrimônio.
Seja resiliente, consciente e não desista.
- Tenha uma boa plataforma de trader para operar
Agora que você já conhece bem as opções de investimento, identificou qual perfil de trader combina com você e incluiu os estudos na sua rotina permanente, chegou a hora de contar com uma boa plataforma de trader.
O que é uma plataforma de trader? Existem alguns ítens que você pode se assegurar antes de contratar uma ferramenta para chamar de sua.
Gráficos em tempo real
Imagine que você decidiu operar como day trader. Agora pense que você precisa comprar e vender seus ativos nas poucas horas em que o pregão está ativo. E que nesse meio tempo seus gráficos sofreram um delay, e por isso suas decisões foram tomadas baseadas em um gráfico de minutos antes. As chances de você pisar em falso são enormes, por isso, não abra mão de uma plataforma com gráficos em tempo real.
Ferramentas avançadas
É muito importante que uma plataforma de trader ofereça ferramentas avançadas para análise técnica, para tape reading, painel de derivavos para quem opera opções por exemplo. Indicadores como Médias Móveis, osciladores, tendências, volume e volatilidade são fundamentais para ajudar você a desenhar a sua estratégia. Dentre outros intens também essenciais para operar ações, mini-contratos em módulo day trade e swing trade.
Estes são apenas alguns dos fatores imprescindíveis na hora de escolher a sua ferramenta de trader. Aqui você encontra uma matéria completa sobre isso.
- Crie experiência operando em modo Simulador
Então quer dizer que você tem estudado muito e está se sentindo completamente apto para começar a operar? Tem certeza? A pressa é um dos grandes adversários de muitos traders. Por isso, utilize o simulador da sua plataforma de trader e treine muito sem investir dinheiro de verdade. Depois você pode vir nos agradecer por essa dica em especial.
Por que escolher a TraderEvolution para começar a investir no mercado financeiro?
- Flexibilidade – Desenvolvemos soluções sob medida para os seus objetivos;
- Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, integração, e roteamento com sua corretora. Nesta jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança aos seus passos.
- Atualizações de software – Estamos atualizando a ferramenta frequentemente com as mais recentes melhorias tecnológicas.
- Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está em viersos mercados como dos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também no mercado Latino Americano.
Agora que você já sabe como começar a investir se quiser começar a aplicar o que aprendeu, clique aqui e faça o seu teste grátis!