Se você nunca ouviu falar sobre Diário de Trading, chegou a hora de mudar essa situação. Essa é uma ferramenta muito utilizada por traders de sucesso e, portanto, não é algo bobo que você deva se envergonhar.
Um diário, nesse universo, é sinal de planejamento e estratégia, não de fraqueza ou instabilidade. Com esse sistema simples de autoavaliação, você alimenta um registro de atividades no trading, anota seus pensamentos e emoções antes e depois das operações e melhora seu desempenho de forma surpreendente.
Diário de Trading: por que você deve criar o seu
Para criar um Diário de Trading verdadeiramente eficaz, é preciso investir tempo e, principalmente, disciplina. Para poder extrair o melhor dessa ferramenta, é necessário ter constância no processo. Afinal, montar um Diário de Trading sem comprometimento é como analisar um relatório importante com diversas páginas faltando — você pode até chegar a uma conclusão, mas dificilmente levará a resposta correta para dar os próximos passos. Além disso, existem outros motivos valiosos para criar o seu Diário de Trading:
- Você aprende a ter disciplina, tanto para alimentar o diário quanto para realizar suas operações com constância;
- Não ceder às emoções fica cada vez mais fácil;
- Os prejuízos passam a ser menos aleatórios e inesperados;
- Fica mais fácil prever e entender as tendências de mercado, antecipando bons movimentos e maiores lucros.
Diário de Trading: como começar?
Antes de alimentar um gráfico como um trader profissional, é preciso começar da forma mais simples até pegar o jeito.
1. Anote o que quiser
A forma mais fácil de criar um hábito é dividi-lo em partes e tornar sua execução o mais fácil possível. Por isso, comece o seu Diário de Trading criando o costume de anotar o que quiser — informações, pensamentos e emoções são todos muito bem-vindos aqui. O importante é registrar, e registrar sempre. Além disso, para facilitar a execução desse novo hábito, vale estipular o mesmo horário todos os dias, para que os outros compromissos do dia não se sobreponham a essa nova atividade.
2. Observe suas decisões
À medida que você for criando o hábito de anotar seus pensamentos ou outras informações, pode começar a registrar suas decisões no trading. Aqui, é de suma importância que você não deixe as decisões ruins de fora. Elas é que vão te mostrar por qual caminho seguir, juntamente com as operações lucrativas.
3. Analise traders de sucesso
Não existe sorte no trading real. O que existe é estratégia, estudo e domínio de padrões. Por isso, observe os traders de sucesso e identifique os caminhos seguidos por eles.
4. Registre todos os gráficos
Registrar e analisar todos os gráficos é o mesmo que tirar diversas fotos das movimentações de preço. Não se esqueça de deixar seus comentários sobre suas análises e como acha que serão as movimentações de mercado a curto prazo.
5. Anote suas emoções
Anotar suas emoções — boas e ruins — dá a você o poder de controlá-las. Quando estão no papel, as emoções negativas ou impulsivas perdem força, já que você consegue enxergá-las de fora. Com essa prática, você se tornará cada vez mais racional em suas operações.
6. Liste os seus objetivos
Nesse momento, você precisa ter claro em sua mente os seguintes pontos
- Quanto dinheiro você deseja ganhar no mercado financeiro?
- Deseja operar até quando?
- O que fará com o dinheiro ganho no mercado?
O que não pode faltar no seu Diário de Trading
Depois de criar e alimentar o hábito de anotar seus pensamentos e emoções no seu Diário de Trading, já pode ir para o próximo passo e começar a registrar outros fatores, que são essenciais para desenhar estratégias de sucesso.
1. Condições do mercado
Para registrar as condições de mercado, você precisa estudar sobre os principais fatores que influenciam as tendências de mercado. Aqui, vale utilizar sinais de trading, acompanhar dicas para traders e acompanhar de perto as notícias sobre o mercado financeiro.
2) Cenários de operação
Aqui, você pode registrar informações como:
- Data da operação;
- Instrumento de trading;
- Timeframe;
- Entrada e saída;
- Tamanho da posição;
- Saldo na entrada;
- Saldo na saída;
- Lucro ou prejuízo.
A partir disso, registre também imagens da entrada com os motivos que levaram você a operar nesse ponto e qual foi o stop loss definido. Os próximos passos também são indispensáveis:
- Análise fundamental – Registre os acontecimentos que influenciaram você a operar da forma que optou;
- Análise técnica – Com base na sua análise gráfica, registre os motivos que levaram você a entrar na operação;
- Pensamentos e emoções – Nunca deixe de registrar o que você pensa e sente durante as operações;
- Análise macro – Ao final da operação, avalie se você realmente seguiu seu plano de trading ou se permitiu ser levado por emoções negativas ou impulsos indesejados. Essa análise macro vai permitir que você se prepare melhor para as movimentações seguintes.
Por que escolher a TraderEvolution para começar a operar na bolsa?
Flexibilidade – Opere onde e como quiser, seja no desktop, através de qualquer navegador ou até mesmo pelo app mobile.
Suporte ágil – Com a TraderEvolution, você tem suporte durante a contratação, roteamento com sua corretora e uma equipe dedicada 100% ao seu atendimento. Em toda jornada, estamos do seu lado para dar mais segurança e tranquilidade.
Atualizações de software – A ferramenta é atualizada frequentemente de forma automática, independente da ação do usuário, ou seja, a plataforma sempre está com update em dia.
Experiência – Há quase 2 décadas no mercado, a TraderEvolution está presente em diversos mercados: Nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e também o mercado Latino Americano.